A ética vinculada ao acolhimento e à assistência médica

Qual tratamento para canelite
Podem desenvolver alternativas à hospitalização que visem evitar a hospitalização a tempo inteiro ou reduzir a sua duração. Entre estas alternativas: cirurgia ambulatória, telemedicina (tele consulta, tele perícia ou tele monitorização, por exemplo), internamento domiciliário, serviços de enfermagem domiciliária, alojamento temporário em estabelecimento de alojamento para idosos dependentes

Implementam uma política de melhoria contínua da qualidade e segurança da assistência e gestão de riscos visando a prevenção e tratamento de eventos adversos vinculados às suas atividades; encarregam-se da educação e da formação profissional, bem como da investigação científica e médica (hospitais públicos).

Os grupos hospitalares territoriais (GHT) são um sistema convencional, obrigatório desde julho de 2016, entre estabelecimentos públicos de saúde de um mesmo território, através do qual se comprometem a coordenar-se em torno de uma estratégia de cuidados comum e graduada do paciente, formalizada num projeto médico partilhado.

O princípio é incentivar os estabelecimentos de saúde a reunirem as suas equipas médicas e distribuírem atividades para que cada estrutura encontre a sua posição na região. As GHT organizam a complementaridade dos estabelecimentos de saúde, tendo em conta a especificidade de cada um na construção da oferta de cuidados. Permitem organizar melhor o atendimento, território por território, e apresentar um projeto médico que atenda às necessidades da população.