O segundo conceito de faculdade

faculdade de informatica
O segundo conceito de faculdade é o que chamo de conceito prático. Nessa
visão, a faculdade é concebida principalmente em termos de seu valor
econômico: preparar estudantes para a força de trabalho, produzir tecnologias
inovadoras, incubar projetos empreendedores e produzir descobertas científicas
úteis ao governo ou à indústria.
O conceito prático é particularmente popular entre os políticos. Por exemplo,
durante um debate nas eleições primárias presidenciais republicanas de 2015, o
senador norte-americano Marco Rubio argumentou que a melhor maneira de
aumentar os salários seria treinar mais estudantes em profissões bem
remuneradas, comentando: “Não sei por que estigmatizamos a educação
profissionalizante . Os soldadores ganham mais dinheiro do que os filósofos.
Precisamos de mais soldadores e menos filósofos’.
No Reino Unido, as avaliações governamentais da qualidade da pesquisa nas
faculdades enfatizam cada vez mais a categoria de ‘impacto’, definida como: ‘um
efeito sobre, mudança ou benefício para a economia, sociedade, cultura ,
políticas ou serviços públicos, saúde, meio ambiente ou qualidade de vida, além
da academia’.
Os acadêmicos das faculdades de negócios também promovem o conceito
prático. Em um estudo sobre empreendimentos de negócios gerados por meio
das atividades de professores e alunos da Faculdade de Calgary, James
Chrisman, Timothy Hynes e Shelby Fraser argumentam que a pesquisa e a
educação nas faculdades devem ser estruturadas para recompensar e estimular
o desenvolvimento econômico produzido por essas atividades. Eles concluem
que ‘o governo deveria começar a olhar para as faculdades mais como negócios
nos quais fez investimentos consideráveis, ao invés de programas sociais que
drenam dólares de seus cofres’.