Dicas sobre nutrição desportiva

Bruno rodrigo, nutricionista desportiva fornece algumas dicas de como melhorar sua performance no esporte através da nutrição. Confira:

 

Se hidratar

As dicas a seguir irão ajudá-lo a se manter hidratado:

 

Beba pequenas quantidades de água com freqüência, em vez de grandes quantidades com menos freqüência.

Beba bebidas geladas para diminuir a temperatura corporal e reduzir a transpiração.

 

Monitore sua perda de suor pesando-se antes e depois do exercício. Para cada quilo perdido com o suor, beba de 16 a 24 onças. de água. Seu peso corporal deve voltar ao normal antes do próximo treino.

 

Preste atenção na quantidade e na cor da sua urina. Um grande volume de urina clara é um sinal de que você está bem hidratado.

 

Quantidades menores de urina ou urina amarela escura ou de aparência concentrada podem indicar desidratação. Se sua urina ficar marrom, pode ser um sinal de um problema mais sério e você deve procurar atendimento médico imediatamente.

 

Fontes de Combustível

Uma dieta balanceada é outra chave para a nutrição esportiva. Comer a combinação certa de combustível (calorias) de carboidratos, proteínas e gorduras fornecerá energia para um desempenho superior.

 

Carboidratos

Os carboidratos – a fonte mais importante de combustível – devem fornecer cerca de 60% a 70% de suas calorias diárias. Os carboidratos são encontrados em muitos alimentos, incluindo:

 

  • Frutas
  • Vegetais
  • Massa
  • Pão
  • Cereal
  • Arroz

 

Seu corpo converte os açúcares e amidos dos carboidratos em energia (glicose) ou os armazena no fígado e nos tecidos musculares (glicogênio). Isso lhe dá resistência e força para atividades de alta intensidade e curta duração.

 

Se seu corpo ficar sem combustível de carboidratos durante o exercício, ele queimará gordura e proteína para obter energia – fazendo com que seu nível de desempenho caia. Isso pode acontecer se você começar a se exercitar sem glicogênio muscular armazenado suficiente ou se fizer exercícios intensos por mais de uma hora sem comer mais carboidratos.

 

Também pode acontecer se você fizer várias repetições de exercícios de alta intensidade e curta duração ou se participar de vários eventos ou sessões de treinamento em um único dia.